quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Diocese de Crato no III Congresso de Outubro Regional Nordeste em Salbador/BA



  Aconteceu nos dias, 25 a 27/10, o III Congresso de Outubro do Regional Nordeste, no Santuário Tabor Matris Salvatoris em Salvador, com participantes de: Alagoas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia. No Congresso estavam representantes Campanha da Mãe Peregrina, dirigentes dos diversos Ramos/Ligas do Movimento Apostólico de Schoenstatt, as Irmãs de Maria assessoras: Ir Helena, Ir Neiva, Ir Eliane, Ir Patrícia e sacerdotes: Pe Pedro Cabello, Diretor do Regional Nordeste, Pe Fábio P. Bezerra, Assistente Eclesiástico de Natal; Pe. Manoel Antonio de Moura, Picos/Piauí.

Para este Congresso, no contexto do Ano Jubilar Centenário da Aliança de Amor  toda a Família de Schoenstatt baiana se uniu através de equipes e mostraram como se faz um encontro mariano digno de Schoenstatt.

Todo o Congresso foi direcionado ao lema do ano – “Tua Aliança, nossa Missão”. Assim, se desenvolveu o congresso onde tivemos como palestrantes  Pe Pedro (“Tua Aliança: o espírito da Aliança de Amor nos 100 anos de história”), a Ir. Neiva (“Na força da Aliança, ide e incendiai o mundo – minha vida de Aliança de Amor ajuda a construir uma cultura que muda o rumo da história”.

A vivência de abertura do Ano Jubilar ficou sob a responsabilidade de Lúcia Muniz, Lafs/Ba e Ir. Mirian Fuck, assessora do Movimento em Salvador com o tema “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8, 12). Dividida em três atos que contextualizou a história do Movimento como a luz que resplandece, vivenciamos: Herdeiros de um grande passado! Portadores de um grande presente! Construtores de um grande futuro!

      Na vivência, entraram solenemente bandeiras dos estados, a lâmpada da Missão, no qual todos acenderam as suas lâmpadas que traziam em mãos, e no final em procissão todos seguiram até o santuário. Ali , Pe. Pedro bate solenemente a porta do santuário que se abre ao som do sino e dos fogos de artifício, abrindo assim o ano centenário da aliança de amor. Para festejar, cantamos os parabéns e um lindo bolo, com o símbolo do centenário, foi cortado para todos. Ao som da banda do Terço dos Homens todos puderam celebrar este momento e se confraternizar. Foi uma vivência lindíssima!
       Sim, cremos que somos os fundamentos para os próximos 100 anos! Como Família de Schoenstatt cremos na cultura da Aliança de Amor! Cremos que jamais vai perecer, quem a aliança fiel permanecer! E, fortemente cremos no que Pe. Kentenich nos diz:

            “(...) Quem quiser ser luz e portador da luz, deve brilhar, aquecer e ir para o alto”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário