domingo, 6 de outubro de 2013

É hora: A porta do Santuário Original se abre

 Equipe 2014 – Alemanha 06/10/2013

Informação sobre a abertura internacional do Ano Jubilar de Schoenstatt

“Com alegria peregrinamos ao teu Santuário…” 

– assim rezam os schoenstattianos de todo o mundo há três anos na oração da peregrinação. Em poucas semanas, temos o 18 de outubro de 2013, podemos dizer: É hora! A nossa peregrinação aproxima-se do fim. Numa grande celebração em torno do Santuário Original abriremos como família internacional, o Ano Jubilar 2014. Quem poderia ter previsto que o céu ia preparar um presente de jubileu para esta ocasião? Podemos celebrar o início do nosso Ano Jubilar na alegria da oferta do Santuário Original.

Que elementos terá esta festa de abertura?

A grande Peregrinação
Representantes de muitos países estarão presentes em Schoenstatt. Eles simbolizam que o Jubileu significa voltar à origem. A presença de Schoenstatt internacional poderá ser experimentada de várias maneiras: entrada das bandeiras de todos os países, orações e cânticos em diferentes idiomas e testemunhos de vida de Schoenstatt em distintas culturas. Juntos agradecemos pela “vida abundante”, que surgiu, desde o pequeno começo em 1914, por todo o globo.
Através da presença do Cardeal Stanislaw Rylko, presidente da Conferência episcopal para os laicos em Roma, o jubileu de Schoenstatt destaca-se no marco da Igreja Internacional. Ele presidirá à cerimônia de celebração. O Cardeal Rylko será recebido em Schoenstatt como o “primeiro peregrino do Ano Jubilar”.
Esta é a nossa celebração do jubileu, a partir do primeiro dia: uma grande peregrinação ao Santuário da nossa Mãe, Rainha e Vencedora três vezes admirável de Schoenstatt, que terá o seu momento culminante em outubro de 2014.

A porta do Santuário Original abre-se e mais ainda o coração
O peregrino pergunta no Antigo Testamento “Quem subirá ao monte do Senhor? O de mãos limpas e coração puro. (Salmo 24, 2)”. Com este espírito realizaremos um rito de preparação, um rito de “purificação do coração”, olhando para trás, para os 100 anos transcorridos.
De maneira representativa o Cardeal Rylko abrirá a porta do Santuário Original marcando a abertura do Ano Jubilar 2014. O “atravessar do umbral” do Santuário, tem um significado especial. Simboliza a decisão de viver em Aliança de Amor e criar uma nova cultura, uma cultura de aliança. Apresenta a esperança de que o coração de Maria está aberto e que cada peregrino recebe as graças especiais do Ano Jubilar.
A abertura da porta do Santuário recorda-nos também que cada Santuário é como uma porta aberta, uma petição a Maria no espírito de 18 de outubro de 1914: vem, vive e trabalha no nosso meio!

“Leva a luz da Aliança de Amor ao mundo!”
No Santuário escutamos as palavras do Padre Kentenich na fundação em 1914 e renovamos a Aliança de Amor. Uma tocha de jubileu, acesa no túmulo do Padre Kentenich, simboliza a missão: “leva a luz da Aliança de Amor ao mundo”. O Ano Jubilar é o “Ano da Aliança de Amor”. O ano da alegria e do agradecimento pelo presente da Aliança e todas as bênçãos que daí saíram. O ano da renovação e convite a fazer da Aliança de Amor o fundamento da nossa vida.

“Até 2014!”
Assim se despediam os jovens depois do festival internacional de jovens em Schoenstatt e da Jornada Mundial da Juventude em Colónia em 2005. Com o mesmo espírito decidimos nós este 18 de outubro: Até ao 18 de outubro de 2014! Até ao grande jubileu no próximo ano!

Celebramos juntos e convidamos cada schoenstattiano a estar presente:
. Participe, vindo do seu país, da celebração de abertura no Santuário Original!
. Decore e abra, em vinculação com o Santuário Original, a porta do seu Santuário filial, Lar ou do coração!
. Deixe que o Ano Jubilar seja uma celebração da sua própria Aliança de Amor!
- Seja parte desta alegria e do novo despertar do Movimento de Schoenstatt!
Fonte:maeperegrina.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário